Pesquisa

2018 - Atual
PIPA- PESQUISA INTERVENÇÃO PRÁTICA E AÇÃO DOCENTE

Descrição: Este projeto parte da necessidade dos estudantes do IFB terem mais acesso a conteúdos com enfoque na Lei 11.645|8: ?Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena? (BRASIL, 2008). Especificamente no contexto da Licenciatura em Dança, algumas disciplinas procuram dar conta desses conteúdos (Danças do Brasil, História da Dança no Brasil e Cultura e Sociedade). Todavia, nas práticas de estágio nem sempre os licenciandos encontram contextos favoráveis à pratica destes conhecimentos, tais como o ensino de danças brasileiras de matrizes africanas e indígenas (incluindo a complexidade histórica, cultural e sociológica deste imbricamento). De modo recorrente muitos estudantes da Licenciatura relatam que o balé clássico é a dança mais requisitada nos contextos formais e não formais de educação. E própria falta de fiscalização da aplicação da Lei 11.645|8 corrobora para a escassez dessas práticas no ensino médio e fundamental. O projeto justifica-se pela necessidade dos licenciandos terem acesso às ferramentas que possibilitem de fato promoverem processos de ensino-aprendizagem alinhados à valorização da cultura brasileira, em suas matrizes e motrizes indígenas e africanas. Composição: 4 bolsistas da Licenciatura em Dança Coordenação: Larissa Ferreira.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Larissa Ferreira Regis Barbosa - Integrante / Larissa Ferreira - Coordenador / Diene Ellen Tavares Silva - Integrante / Humberto Manuel Santana Junior - Integrante / Letícia Machado de Morais - Integrante / Patricia da Silva Moreira Diniz - Integrante / Marília Alves Borges de Jesus - Integrante / Louise Lucena de Oliveira - Integrante.


2017 - Atual
Arte, cultura e ações afirmativas como táticas de enfrentamento à violência contra mulheres negras do Distrito Federal

Descrição: Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma possível prática pedagógica de enfrentamento às violências contra meninas e mulheres negras. Constitui-se desde uma abordagem biopsicosociocultural, ao trabalhar com a hipótese de que o reconhecimento e a afirmação cultural da mulher negra pode trazer significativos avanços para a superação das situações de violência. Nesse sentido, visa promover ações afirmativas de identidade e de gênero partindo da premissa de que se faz necessária uma pedagogia articulada de enfrentamento da violência contra a mulher negra. Deste modo, parte do pressuposto de que é preciso entender a problemática desde a sua complexidade, considerando que há uma correspondência entre a afirmação cultural e o resgate da confiança. Sendo assim, propõe uma pedagogia de enfretamento com um olhar atento para a integral reestruturação biopsicosociocultural das meninas mulheres vítima de violência.

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Larissa Ferreira Regis Barbosa - Integrante / Larissa Ferreira - Coordenador.


2016 - Atual
Diaspografias: Corpo, memória e contemporaneidade Afro-Ameríndia

Descrição: O projeto de pesquisa Diaspografias tem como propósito refletir sobre as diásporas africanas na América Latina. Para isso, compõe uma cartografia que tem como ênfase as práticas afro-latinas de resistência cultural e, principalmente, o modo como compõe-se um corpo-resistência desde as práticas de dança. Sendo assim, articula memória e contemporaneidade num diálogo intercultural que é também entre tradição, reinvenção e suas dinâmicas. Considerando a extensão da América Latina, esta primeira parte da pesquisa irá focar nas comunidades já visitadas pela pesquisadora na Colombia e no Perú, a saber: Comunidade del Tono (Popayan, Andes Colombiano), San Basilic Del Palenque (Quilombo Urbano, Colombia), assim como a comunidade negra de Cañete (Família Balumbrosio, Perú).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Larissa Ferreira Regis Barbosa - Integrante / Larissa Ferreira - Coordenador.


2015 - Atual
Dança e Tecnologia no contexto educacional do Distrito Federal

Descrição: O projeto de pesquisa tem como foco debater e fomentar processos de inclusão de tecnologias no ensino de escolas públicas do Distrito Federal. Visa o incentivo à inovação das práticas pedagógicas de dança a partir do desenvolvimento tecnológico. Realiza-se com o interesse em desenvolver ações-base que possam esboçar um diagnóstico sobre a situação atual do ensino da dança integrada com a tecnologia . A partir deste diagnóstico, o projeto propõe novas alternativas e processos para o desenvolvimento e implementação de ações de dança e educação integrados com a tecnologia..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Larissa Ferreira Regis Barbosa - Integrante / Larissa Ferreira - Coordenador.


2012 - Atual
Corpo Composto: A Estética dos Afectos da Dança à Tecnologia

Descrição: O presente trabalho aborda a estética dos afectos que se constitui entre corpo e tecnologia no contexto da dança contemporânea. Neste encontro, instaura-se as táticas de corpo composto. Estas são evidenciadas a partir de uma cartografia de obras que abarcam diferentes modos de atravessamento entre dança e tecnologia, tais como: sistema digital de notação de movimento, sistema digital de captura de movimento, vídeodança, webdança , videocenografia e cibercenários, dança telemática, instalação de dança com tecnologia, gamedança , dança com robôs. Esta cartografia deflagra não somente um estado interdisciplinar entre estes pares, mas, principalmente, uma relação de co-laboração entre estas instâncias; afectar e ser afectado. Um estado de corpo em afecção. As impressões sobre estas táticas de corpo composto presente em cada obra corroboram para a criação dos seguintes conceitos e relações: espaço em corpo, corpo como acontecimento, corpo como duplo/triplo, corpo e traição. Nesta pesquisa, agrupamo-nos sobretudo com Spinoza, Michel de Certeau e Jacques Ranciere.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Larissa Ferreira Regis Barbosa - Integrante / Larissa Ferreira - Coordenador.